6/09/2006

A Arqueologia Portuguesa e os Arqueologos Portugueses


Gostava de ser Arqueologo mas nao gosto de apanhar as secas que a Historiadores me espetam!
Mas o que é ser arqueologo em Portugal!? Sou tace! não sou!? Eu devia de saber!?

Existem tanto tipos de Arqueologos que até faz confusão! Como sou Tace, penso que o Arqueologo devia de preocupar no estudo exautivo da sua escavação, compreender e estudar todos os cacos. O Historiador em inventar Teorias e dar aulas, Historiador de Patrimonio, fazer a gestao e a defesa do trabalho do Arqueologo. O museologo, mostrar o trabalho do Arqueologo. O técnico de gestão turistica fazer a divulgação! Sou muito Tace!

Como a maior parte das pessoas que conheço que me ouvem encolhem os braços e dizem-me: Que eu estou em Portugal, e mais uma vez sou Tace!?

Isto de sonhar e acreditar que as coisas podem mudar para melhor, em Portugal só um Tace pode Acreditar! Certo!?

Em Relação a foto, é um exemplo das coisas que passam em Portugal, como é obvio, que nao vou comentar em publico, Tambem um exemplo de pessoas de pessoas que gostam da sua terra, nao sentem o apoio(ou a descrença nela que não é acessivel!) da comunidade cientifica. O mais preocupante e que as pessoas sabem e conhecem, mas ninguem pega nisso e faz algo! Eu não vou fazer seja o que for! Quem me conhece sabe do que estou a referir-me! Fico bem e contente por ser Tace!

5 Comments:

Blogger Aline said...

és um tace?!...
ser tace e ser alguem ke acredita ilusoriamente que as coisas mudarao pa melhor?!!!

nexe caso portugal ja possui pocos taces..ha k investir nos taces..isto é no espirito empreendedor de luta..na acção de mudança..e nao ficar no tace observando portugal cair e esperando por sebastiao...loool

Afinal o que é um tace:
1. Pessoas que acreditam que algo pode mudar pa melhor.
2. pessoas pouco activas, acreditam na mudança max nao lutam por ela.
3 pessoas passivas que se deixam tentar pela ilusao do melhor.
4. pessoas que que acreditam na mudança e tentem lutar por ela.

?????????????

Explika-me esta questao...

?????????????

7:31 da tarde  
Blogger Lutchy said...

A verdade é um pouco essa!
Sao pessoas que lutam sem ter medo das consequencias! Ha quem julge que seja Loucura, eu vejo como sendo Tace!

9:15 da tarde  
Blogger Ambasciatore Romano said...

Deixemos as discussões do Tace e passemos a coisas sérias!
A História e todas as suas variantes, neste caso a Arqueologia, que em parte não é uma variante da História, como ciência social nada pelas ruas da amargura, como todos nós sabemos e não é só ao nível de emprego, falemos de uma História activa e actual, falemos de Historiador da verdade e para a verdade e não de um historiador para alimentar lobbies, ou fazer uma árvores genealógicas, ou dizer o que outros já disseram! Sim, porque os trabalhos académicos ao nível das ciências sociais são retalhos de outros trabalhos!
O historiador é um analista social e tem de ser ouvido e fazer-se ouvir!
Deixemo-nos de HISTÓRIA DA MARIA e passemos a uma verdadeira História, porque a História é hoje e não o ontem (com 1000 anos).

4:27 da tarde  
Blogger Lutchy said...

Gostava que me defenisses se isso fosse possivel dois aspectos.
O que é a Historia actualmente?
O Que e a Sociologia?
Falemos das exencias das ciencias, Antes de chegar as realidades! Pois ai a coisa e outra!
Gostava que respondesses calatrava!
A Historia da maria tambem e historia e preciso tambem deixar lugar para ela!

10:44 da tarde  
Blogger Lutchy said...

Partinha de uma historia daquelas que me acontessem na vida real!

O Ti Isidro, o Pai do João Puga, que lá na Barroca toda a gente conhece, que trabalhou na mina, um Homem da terra. Uma vez surpeendeu-me A mim e a um grupo de pessoas (Diamantino Gonçalves, Joaquim Fragoso, João Robalo o Pagé!) que decidimos dar mais uma volta numa manha de domingo. Eis que cruzamos com o Ti Isidro, que comecou a divagar na resposta do motivos que estavam representados na rocha (arte esquematico simbolica)sem entar em liguagem tecnica, Pre-historia. Atribundo "aqueles Circulos" Gravados na Rocha, numa logica do Tipo: "A minha opinião daquiles circulos depois de ter matutado e ter ido la por algumas vezes ao lugar, cheguei a seguinte esplicação daquela coisa: Um dos Circulos, o maior, é o sol, e as outras sao a estrela da manha, a outra a lua, e a outra a terra."
Ora ao ver tão bela explicação e de facto é uma das hipoteses para a Arte esquematica/simbolica é exactamente dessas. O unico comentario que feito foi: Poderá ter razão...

Pergunta: Porque, Que não devemos de ouvir e respeitar a opinião dos outros!? Dar a liberdade, de cada um alimentar o imaginário. Porque não escutar as opiniões dos outros!? Talvez tenhamos surprezas!

2:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home